quinta-feira, 30 de junho de 2011

A alma, o corpo e o coração

Às vezes calma, às vezes fria, outras vezes incontrolável. Era assim que ela agia no decorrer da nossa discussão. Discutimos quais eram as principais funções do pensar.
Com o nariz avantajado, minha voz extravasava que uma das principais funções do pensamento era explorar o nosso entendimento a partir de nossas vontades. Já ela, dizia que pensar era um instrumento no qual podíamos tocar com a força que quiséssemos, com o ritmo que desejássemos e com a altura que bem entendêssemos.
Já não havia mais outra maneira correta que pudéssemos definir o pensar, então o coração entrou no debate e disse a ela :
- Alma, o pensamento é como uma brecha que há no meio de uma ponte.
Depois, disse a mim.
- Corpo, você é quem terá de sofrer para ultrapassar essa mesma brecha.
E por fim, concluí a nós :
-Pensar é a forma mais fácil de exercitarmos nossa força e nossa imaginação, com o objetivo de alcançarmos o melhor, e tudo isso sem nos machucar.
Esta ponte que eu disse que você, corpo, terá de atravessar, resulta em mim. E essa brecha que há no meio dela é a forma mais simples de você, alma, fugir. Quando a alma não suporta mais os selos de dor que o corpo lhe coloca, só lhe resta fugir por brechas que diminuem sua dor, mas que continuam lhe machucando.
O corpo tem que atravessar essa brecha para que muitas vezes, não venha a cair, assim como a alma. E quando ele chegar até mim, talvez minhas correntes sanguíneas já não estejam mais funcionando, e as minhas batidas, talvez, já não farão mais "tum-tum, tum-tum". Porque quando  a espécie humana descobrir que o pensamento é fundamental, nada do que é movido a sentimentos existirá, pois tal insensibilidade já terá demolido tudo.
Alisson Campos.


Sigam-me e vejam meus textos no meu blog: www.aprendendoalinguagemdocoracao.blogspot.com
Espero que gostem, forte abraço!

Um comentário:

  1. Alisson, cada dia me impressiono mais com seus textos. Esse aqui é de uma complexidade tão bonita! Achei divino...e o mais legal, você escreveu sobre o que discutimos na roda de conversa. ADOREI!

    beijos

    ResponderExcluir