segunda-feira, 14 de março de 2011

"Por que estudar?"

Quem sou eu? Quem somos nós? Onde vivemos? De onde viemos? O que podemos fazer com tudo isso? Essas são as perguntas que todas as pessoas, por mais "prática" que seja, se faz alguma vez na vida. Elas nos fazem pensar sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor, ampliando o nosso conhecimento e nossa capacidade de ação.
Como se diz, um ser humano deve agir de acordo com sua consciência. É preciso, portanto, ampliar essa consciência de todas as formas possíveis: conversar, observar, realizar, questionar, afirmar, ler, escrever... tudo isso faz parte do que chamamos de estudar. E estudar, antes de mais nada, é uma busca pela ampliação da consciência para que possamos fazer as coisas melhor do que já fazemos. Decidir com mais clareza o que vai fazer, não só em cada pequeno problema, mas na realização de grandes planos para nossas vidas ou, quem sabe, algo maior ainda.
Rodrigo Travitzki.

Bem, este texto me fez refletir muito, e depois de muitas horas pensando, discutindo, cheguei a conclusão que o estudo deixa o ser humano completamente 'livre'.

Beijos :)

Um comentário: